Noticias

Frio assusta Cuiabá: temperatura baixa em Mato Grosso

Cuiabá registrou a temperatura mais baixa de 2025 na manhã de terça-feira (1), com mínima de 13,1°C e sensação térmica de 11,3°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a capital de Mato Grosso deve voltar a subir a partir de quinta-feira (3). Além disso, outras cidades do estado também foram afetadas pela frente fria, como Jauru, Conquista DOeste, Vale de São Domingos, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Campos de Júlio, São José dos Quatro Marcos, Mirassol DOeste e Salto do Céu.

Frio assusta Cuiabá: temperatura baixa em Mato Grosso

Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, registrou na manhã desta terça-feira (1) a temperatura mais baixa de 2025. A notícia causou surpresa entre os habitantes da cidade, conhecida por suas temperaturas elevadas e quentes durante boa parte do ano. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros marcaram 13,1°C, por volta das 8h, com sensação térmica de 11,3°C.

Essa baixa temperatura não é um fenômeno isolado em Cuiabá. Em outubro de 2023, a cidade entrou para a lista das 10 maiores temperaturas já registradas no Brasil, ao atingir 44,2°C, a maior temperatura da história do município. Desde a década de 40, a temperatura máxima da cidade subiu 3°C, conforme registros feitos pelo Instituto Nacional de Meteorologia. No entanto, esta variação não impediu que a frente fria atingisse a capital e outras cidades do estado.

Além de Cuiabá, as cidades de Mato Grosso mais afetadas pela frente fria do estado são Jauru, Conquista DOeste, Vale de São Domingos, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Campos de Júlio, São José dos Quatro Marcos, Mirassol DOeste e Salto do Céu. Em todas essas localidades, a temperatura mínima registrada foi entre 11°C e 12°C.

A expectativa é que a temperatura na capital volte a subir a partir de quinta-feira (3), segundo o Inmet. Embora seja um momento de frio inesperado para Cuiabá, a cidade está acostumada a registrar variações climáticas ao longo do ano. A população local espera que essa baixa temperatura seja um momento passageiro e não afete significativamente sua rotina diária.