Se você quer ser um jovem empreendedor com certeza já deve ter começado a pesquisar sobre o assunto. Para Cláudia Angélica Martinez, o empreendedorismo é uma palavra que possui várias categorias, como o digital, social e outros. Portanto, é de extrema importância que o jovem empreendedor esteja preparado para os desafios que encontrará ao começar o seu primeiro negócio. Abaixo, confira se você tem o perfil de um empreendedor.
Por que ser um jovem empreendedor?
Começar a empreender é o sonho de muitos brasileiros, principalmente de quem encontra dificuldade para ingressar no mercado de trabalho, como por exemplo, jovens em busca do primeiro emprego. Em um estudo feito pelo Grupo Globo, 60% dos jovens querem começar um negócio, sendo que 24% das pessoas com mais de 30 anos já administram seu próprio empreendimento. Segundo a empresária Cláudia Angélica Martinez, a faixa etária do empreendedorismo no Brasil costuma ser entre os 26 aos 35 anos.
As razões para começar seu próprio negócio podem variar, entre elas está a necessidade de um emprego, a busca por independência financeira e até mesmo a vontade de inovar. A vantagem de começar cedo é que quando somos jovens, a energia e a força de vontade acabam sendo maiores. Aliás, nesse caso, a insistência e a rebeldia ao ouvir um não podem ser um grande aliado na busca pelo sucesso.
Como ser um jovem empreendedor?
Se você é um jovem empreendedor em busca da ascensão do seu futuro negócio, leia abaixo o que pode te ajudar nessa jornada em se tornar um empresário de sucesso:
Busque informações sobre empreendedorismo e aposte em cursos e treinamentos
Mesmo que você já trabalhe no ramo que escolheu, buscar por informações e aperfeiçoamento sempre será uma dica preciosa, segundo a economista Cláudia Angélica Martinez. Além disso, a chance de começar um novo curso pode resultar em uma reciclagem de conhecimentos e conhecer novas tendências, e donos de outros negócios podem ampliar o networking do jovem empreendedor.
Saiba as obrigações legais antes de abrir as portas do seu negócio
Começar um negócio vai além de abrir um CNPJ ou um MEI, existem outras leis e documentos que um jovem empreendedor precisa conhecer antes de se aventurar pelo mundo dos negócios. Afinal, não estar em dia com a lei pode resultar em multas, processos e até em fechamento do negócio. Outra dica importante ao jovem empreendedor é que cada ramo possui uma especificação diferente de documentos para poder ser inaugurado. Preste atenção, leia com calma e deixe tudo certo para evitar dores de cabeça.
Quais desafios o jovem empreendedor pode encontrar?
Empreender no Brasil não é fácil em nenhuma idade, entretanto, para os jovens, as principais questões estão relacionadas às dificuldades encontradas nas legislações, na busca por créditos e na busca por infraestrutura. Porém, para Cláudia Angélica Martinez, as dificuldades encontradas não devem ser motivos para desistir, pois é importante que o jovem empreendedor busque maneiras para driblar essas coisas ainda no desenvolvimento de um bom plano de negócio. Assim, na prática as coisas se tornarão mais fáceis.
Comece o seu negócio! Seja você também um jovem empreendedor
Começar não é tão difícil como parece. Lembre-se que agir é uma das regras para empreender. Comece pelo plano de negócios, documentação e logo você estará gerenciando seu próprio negócio. Cláudia Angélica Martinez reitera, ainda, que você não tenha vergonha de pedir ajuda e conselhos. Afinal, começar um negócio, como visto, demanda paciência e principalmente aprendizado.
Comentar