Controlar as finanças pode ser uma tarefa desafiadora, não é mesmo? O Dr. Amauri Jacintho Baragatti entende que essa é uma situação que afeta muitas pessoas. No entanto, saiba que é possível conquistar uma maior organização através de um planejamento financeiro pessoal. Quer saber mais sobre esse plano e descobrir 3 motivos para realizá-lo? Então, continue a leitura deste artigo.
Se perguntar como o salário foi gasto, se endividar e não conseguir investir os recursos nas metas e objetivos, são alguns dos problemas enfrentados pelas pessoas que não possuem uma organização financeira. Caso você tenha se identificado com esse grupo, saiba que é possível alcançar um maior controle sobre as suas finanças, tendo uma qualidade de vida maior e aplicando seu dinheiro em áreas importantes através de um planejamento financeiro.
Mas o que é um planejamento financeiro pessoal?
Caso esteja se perguntando sobre o que é o planejamento financeiro pessoal, saiba que este é o conjunto de ações com o intuito de controlar o dinheiro de uma pessoa, assim como, administrar os outros aspectos voltados para as suas finanças. O principal objetivo dessa organização é o de garantir que um indivíduo administre seus recursos de forma consciente e estratégica. O advogado, Amauri Jacintho Baragatti, comenta que ter esse controle é importante.
Quais os motivos para criar um planejamento financeiro pessoal?
Nesse sentido, saiba que ao criar um planejamento financeiro é possível ter em mente as suas receitas e despesas — sejam elas fixas ou variáveis —, além das dívidas relacionadas a parcelas de cartões de crédito, financiamentos e empréstimos, para que seja possível realizar uma melhor administração. Entretanto, caso você tenha dúvidas sobre a importância de criar esse plano, confira a seguir 3 motivos que podem te ajudar a esclarecer essas questões.
1. Maior controle dos gastos
Como citado anteriormente, o planejamento financeiro contribui para uma melhor visualização sobre as despesas de uma pessoa. Isso porque, ao anotar todos os seus custos, é possível entender em quais áreas é possível economizar, utilizando os recursos para aplicar em outras áreas como estudos, viagens e investimentos. Para Amauri Jacintho Baragatti, ter essa organização é importante.
2. Melhor administração das dívidas
Outro motivo para elaborar um planejamento financeiro pessoal é a possibilidade de ter uma melhor administração das dívidas. Especialmente para as pessoas que possuem parcelamentos de cartões de crédito, financiamentos e empréstimos, essa é uma oportunidade de ter um maior controle sobre esses custos e buscar formas de quitá-los sem comprometer o pagamento de outras contas.
3. Possibilidade de investir
Por fim, o último motivo que merece atenção para realizar o seu plano, é o de poder investir seu dinheiro. Isso porque, ao ter uma maior organização é possível economizar os seus recursos para aplicá-los em outras áreas, como, por exemplo, uma reserva de emergência, uma faculdade, uma viagem mais elaborada, entre outros objetivos. Conforme pontua o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, ter essa oportunidade pode trazer grandes benefícios.
Comentar