O mercado brasileiro tem buscado cada vez mais soluções para tornar as empresas cada vez mais seguras e livres de ações corruptas. Para o empresário Vicente Conte Neto, uma das práticas mais interessantes que têm surgido nos últimos anos é a due diligence, que apesar de ser nova no Brasil, tem se mostrado como uma peça fundamental para analisar todos os aspectos das empresas antes de realizar parcerias e aquisições. Veja mais sobre esse tema com a leitura desse texto!
O que é a due diligence?
O termo em inglês due diligence significa, em tradução literal, diligência prévia. De acordo com o empresário Vicente Conte Neto, essa é uma prática de estudo e investigação sobre todos os fatores de uma determinada empresa para que seja possível observar quais os riscos que ela pode trazer para compradores, investidores, empresas parceiras e fornecedores, por exemplo.
Principais tipos
Apesar de serem análises complementares, existem diferentes tipos de due diligence que podem ser feitas. Entre elas, estão a due diligence financeira, a jurídica, a trabalhista, a contábil e a fiscal. Para o empresário Vicente Conte Neto, é com uma análise profunda dos riscos que envolvem cada uma dessas questões que se pode indicar se é um bom negócio ou não se relacionar com determinadas empresas.
Importância desse processo
Assim como pode ser percebido, esse é um procedimento muito importante para determinar o papel desempenhado pelas empresas dentro do meio corporativo. Sendo assim, caso uma empresa esteja envolvida com problemas jurídicos e até mesmo em atividades de corrupção, isso poderá ser analisado através da due diligence e, assim, outras empresas podem saber dessas questões para não se envolverem com problemas legais.
Principais ferramentas
De acordo com o empresário Vicente Conte Neto, as ferramentas e procedimentos mais utilizados para que seja possível realizar a due diligence de maneira efetiva é a análise de documentações legais da empresa, entrevistas com representantes do negócio, verificação do histórico empresarial e a avaliação dos processos dentro da empresa analisada.
Outro passo muito importante é estar sempre atento para informações sobre as empresas em sites e nas bases de dados de órgãos regulamentadores e das instituições governamentais. Segundo o empresário Vicente Conte Neto, é a partir dessas ações que a due diligence pode ser feita com mais cuidado e segurança.
Benefícios
Por fim, essa é uma análise que traz muitos benefícios aos empresários e suas empresas. Afinal, é por esse processo que é possível manter os negócios longe de empresas que atuam de maneira ilegal e estão envolvidas com atos de corrupção. Por isso, não deixe de implementar a due diligence em sua empresa!
Comentar