Início » Veganismo e o meio ambiente: saiba como ser adepto a essa filosofia possui efeitos positivos ao planeta
Noticias

Veganismo e o meio ambiente: saiba como ser adepto a essa filosofia possui efeitos positivos ao planeta

Flavio Giusti
Flavio Giusti

Já parou para refletir se o veganismo possui efeitos positivos no meio ambiente? Seria uma filosofia sustentável? O ex-MasterChef Flavio Giusti explica que o consumo demasiado de carne, por exemplo, está diretamente atrelado com impactos negativos no âmbito ambiental, isso porque há relação direta entre a pecuária e alta emissão de gases. Sendo assim, é fundamental entendermos como o veganismo deve ser pensado para além de somente uma dieta sem alimentos de origem animal. Para isso leia o artigo e compreenda melhor!

Consumo de carne e os efeitos ambientais

Vamos entender primeiro essa relação? Caso você não saiba, os animais liberam ao ambiente uma grande quantidade de gás metano, poluindo cerca de 21 vezes mais que o próprio gás carbônico. Sendo vegano há mais de 10 anos, Flavio Giusti considera que esses gases contribuem para o aquecimento global, uma vez que alta produtividade pecuária, implica no efeito estufa, aumentando assim a temperatura da terra.

Além de afetar diretamente a biodiversidade, já que estima-se que 60% dessa perda está relacionada com o tipo de alimentação que usufruímos.  Sendo assim, é visível que a população acaba consumindo uma quantia de proteína superior à necessária, influência capitalista que preza pela alta produção e comercialização desses alimentos e derivados. Ademais, o amante de culinária acrescenta que o consumo exagerado de produtos de origem animal também propicia um maior desmatamento e uso irracional da água.

Sabemos que a agricultura moderna, não prioriza técnicas e alternativas sustentáveis, sendo o foco voltado para a alta produtividade. Por isso, é imprescindível que essa conscientização parta da população, haja vista que a parcela que representa a comunidade vegana não chega nem a 15% dos consumidores. Pensando nisso, o escritor de culinária Flavio Giusti utiliza de seus dotes culinários para mostrar que a dieta vegana é possível e acessível, além de que essa transição alimentar pode ser facilmente adaptada.

Como o veganismo contribui para esses impasses?

Muitos creem na premissa de que o veganismo inclui somente o fato de não comer carne. Todavia, é essencial combatermos esse senso comum, já que ele inclui não consumir qualquer item que tenha origem animal, o que engloba até mesmo produtos de beleza, higiene e vestimentas. Logo, como explica Flavio Giusti, há diversos motivos para optar por essa filosofia alimentar, que fará com que você contribua com a preservação do meio ambiente.

Além de, certamente, contribuir para a proteção animal, reduzindo significativamente a perda da biodiversidade, o veganismo diz respeito à preservação de nossos recursos naturais. Caso não seja do seu conhecimento, a agropecuária é responsável pelo uso de 90% da água disponível, logo, diminuindo o consumo de carne será possível combater a escassez de água mundial. Ademais, como mencionado, trará também como efeito a desaceleração do aquecimento global e diminuição do desmatamento.

Sabendo agora que o veganismo contribui de forma direta na preservação da flora e da fauna, não deixe de conhecer melhor a culinária vegana e repensar nessa transição alimentar. Para isso, conheça melhor o trabalho do idealizador de cursos sobre culinária, Flavio Giusti, que já possui influência global atendendo a mais de 7 mil alunos e que dissemina conteúdo pelo seu instagram (@vegetarirango) e pelo seu canal no youtube (Flavio Giusti).